A competição que mais gosto de apoiar – porque assistir é para espectadores e não torcedores – é a natação.

nadar

A prova de natação transmite o sentimento de superação como nenhuma outra. É uma prova de equipe com um resultado individual e com um obstáculo de sobrevivência, a água. Tão simples, mas limitador da capacidade de melhorar seu desempenho, a água impede que você respire mais, produza mais e limita a eficiência a cada vez que precisa respirar. O nadador aprende a lidar com esse obstáculo e ainda faz mais, usa o principal obstáculo para melhorar seu rendimento. Transforma o ato de nadar. Imita os peixes e a eficiência deles. Usam roupas especiais, adapta movimentos, otimiza as saídas da cabeça da água para respirar e tantos outros recursos.

A idéia fixa aqui é: para ter talento você precisa ser melhor naquilo que faz e para ser o melhor você não precisa ser melhor que os outros.  Você precisa ser melhor que você mesmo!.

A Olimpíada reúne os melhores dos melhores e portanto um conjunto de pessoas que buscaram em provas anteriores ser o melhor de si.

Pode imaginar a energia e força que isso possui e porque a Olimpíada é tão importante para o esporte?

Elegi 3 competências que são fundamentais para chegar lá:

Paixão pelo que faz – imagina alguém ganhar sem não se dedicar. É preciso muita muita e depois disso muita disciplina e determinação. Ser alguém que levanta todos os dias e ama o que faz.

Camaradagem – ou espírito de colaboração. É preciso aprender a ajudar os outros e se doar. Quando você expande seu campo de relacionamento consegue aprender mais sobre seu campo de atuação.

Espírito de equipe ou espírito olímpico, equivale dizer respeito. Ter ética e valores é fundamental para qualquer esportista-colaborador :) competir por competir ninguém faz, ou ao menos deveria fazer. Você compete para ser o melhor. Mas saber perder e reconhecer a derrota é o maior de todos aprendizados. É quando você reconhece que mais poderia ser feito, que poderia ter feito de outra forma e talvez entender que não há mais nada que fazer. Você foi chegou no seu limite.

Independente do ambiente que você está inserido, um campeonato esportivo ou em uma empresa, é importante que todos os propósitos de participar sejam genuínos, que as competências para você ser o melhor sejam espontaneamente seguidas. Espontaneamente!

Não dependa de ser vitorioso por causa dos outros.