Semiótica é a ciência que estuda todas as formas de se comunicar, verbal e não verbal. Com a semiótica é possível compreender a realidade em nossa volta através de todas as informações disponíveis. E portanto a comunicação efetiva se adapta à realidade e a necessidade do ambiente em que você está inserido.

Alguns especialistas definem OKR como sendo uma metodologia e outros uma ferramenta. A verdade é que OKR surgiu para facilitar a construção e alinhamento de metas de uma forma mais simples que os métodos convencionais – ainda que estes não estejam fora de propósito já que depende muito do seu segmento e modelo de gestão.

O grande interesse pelo OKR tem surgido porque as empresas estão cansadas de avaliações que não se adequam à realidade que vivem, sobretudo empresas que possuem dinâmicas de grande transformação e de mudanças intensas.

São vários os alicerces do OKR – se estiver interesse poderá pesquisar mais em COBLUE – mas um dos principais, senão o mais importante, é a definição clara do processo de comunicação. É importante entender comunicação como um tema bem abrangente: comunicação institucional, endomarketing, processos de feedback, modelo de governança corporativa, políticas e práticas gerenciais que recaem nas práticas de feedback e modelos de gestão organizacional. É no conjunto dessas informações que entra a definição de Semiótica.

É necessário uma adaptação na visão da semiótica da sua forma de comunicar para que o OKR seja uma realidade na sua empresa!

A efetivação do processo de comunicação constante e fluído é garantia que a implantação do OKR na empresa será um sucesso. Os demais pilares, que devem ser respeitados não possuem grandes dificuldades desde que levados a sério, mas dependem muito mais de ajustes nos processos internos.

Saber utilizar a comunicação adaptada à realidade corporativa é a dificuldade. De nada adiantará processos ajustados à medida e fluência corporativa se não houverem reuniões, alinhamentos top-down e down-top, acompanhamento do progresso das metas e feedback real time o tempo todo.